CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Perguntas frequentes
Porque não consigo fazer encomendas na APP se não tiver garrafa para devolver da mesma tipologia que a garrafa que estou a comprar?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado que as disponibilizam para utilização dos clientes, mediante o pagamento de uma caução. Nos Açores esta caução tem atualmente o valor de 0 € nas garrafas de aço e de 18 € nas garrafas Light. Para poder comprar uma garrafa pela 1ª vez (não tem garrafa para devolver) ou para comprar uma garrafa de uma tipologia diferente da que está a comprar, terá que contactar a Sodigás Açores por forma a processarmos o documento de caução.
Porque não posso ver os preços dos produtos na APP antes de fazer a encomenda?
Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com o revendedor que presta serviço na zona da morada onde pretende a entrega. Assim, na APP só pode consultar os preços, após ter efetuado a escolha do revendedor que abastece a sua zona.
Porque é que quando faço uma encomenda de uma garrafa Light, me aparece um valor a pagar de caução?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado que as disponibilizam para utilização dos clientes, mediante o pagamento de uma caução. O valor da caução ser-lhe-á restituído quando devolver a garrafa ao operador. Só tem de se dirigir ao mesmo revendedor de garrafas Rubis Gás onde a caucionou, apresentando o documento de caucionamento. Nos Açores, atualmente o valor de caução de uma garrafa de aço é 0 € (zero euros) mas o mesmo não se aplica nas garrafas "premium" de material compósito - "Garrafa Rubis Gás Light". Se, ao comprar uma garrafa de gás Light na APP, tiver uma garrafa Rubis Gás Light vazia para devolver, deverá indicar nos campos “Garrafa a devolver” e “Marca/Produto” essa garrafa. Ao indicar que tem uma garrafa para devolver não lhe será cobrada caução.
Fiz encomenda de uma garrafa Light de 12 kg e indiquei que tenho uma garrafa vazia para devolver. Mesmo assim, estão a cobrar-me caução. Porquê?
A caução de uma garrafa Light tem um valor mais elevado que a caução de uma garrafa de aço. Se, ao comprar uma garrafa Light, tiver indicado a devolução de uma garrafa de aço, ser-lhe-á cobrada a diferença entre a caução da Light e a caução da garrafa de aço.
Os preços e taxas cobrados são da responsabilidade de cada revendedor. Alguns revendedores podem cobrar uma taxa de transporte (= taxa de entrega ao domicílio).
Não consigo fazer uma encomenda. Aparece uma mensagem "No momento não existem revendedores para a área indicada. Clique em OK para o avisarmos quando chegarmos até si." O que faço?
De momento, a zona de atuação da Sodigás Açores para compras via APP não cobre a zona da sua morada de entrega. Poderá fazer a encomenda de gás telefonando para o revendedor que comercializa garrafas Rubis Gás da sua zona de residência, consultando a página: https://www.rubisgas.pt/pt/locais-de-venda/
Como selecionar outra morada quando estou a fazer uma encomenda?
No campo "Morada de entrega", clicar na seta verde-escura para aceder à lista das moradas que tem registadas. Selecione a que pretende.
Quero cancelar/reagendar uma encomenda e não consigo.
No caso das garrafas de gás, só pode cancelar ou reagendar encomendas que ainda não se encontrem no estado “Em Distribuição”. Se a sua encomenda se encontra no estado “Em Distribuição”, já não é possível cancelar.
Se a sua encomenda ainda não se encontra “Em Distribuição”, pode cancelá-la. Aceda ao menu “As Minhas Encomendas” e selecione a encomenda que se encontra em estado “Pendente”. A partir daqui, pode cancelar ou reagendar a encomenda clicando num dos botões correspondentes:
Como cancelar?
1. Ir ao menu “As Minhas Encomendas”
2. Selecionar a encomenda;
3. Verificar, no ecrã “Tracking da encomenda”, o estado em que se encontra. Clicar na seta junto ao estado “Pendente”;
4. Aqui poderá cancelar ou reagendar sua encomenda.
Se não conseguir cancelar a encomenda na APP, deverá contactar o revendedor que irá fazer a entrega.
A encomenda não chegou no prazo agendado.
A Sodigás Açores desenvolve todos os esforços para entregar as encomendas nas datas e períodos selecionados pelo Cliente Final.
Caso não tenha recebido a sua encomenda, deverá receber uma notificação via app a dizer que foi feita uma tentativa de entrega com insucesso e, posteriormente, será contactado pela Sodigás para proceder ao reagendamento da mesma.
A minha encomenda não foi confirmada no prazo de 30 minutos.
Deverá contactar diretamente o Sodigás Açores através do número disponível na própria APP.
Fiz uma encomenda e não tenho resposta.
Recebeu a mensagem de encomenda registada com sucesso?
- Se sim, a encomenda está em estado “Pendente” e, em breve, vai ser confirmada pelo revendedor.
- Se não, voltar a entrar na aplicação, aceder ao menu "Minhas encomendas" e verificar se a sua encomenda se encontra visível e o estado em que se encontra: “Pendente” significa que o revendedor ainda não confirmou a entrega. “Confirmado" significa que o revendedor já confirmou a entrega do seu pedido. Se não aparecer na lista das suas encomendas, deverá efetuar um novo pedido.
Não consigo fazer uma encomenda expresso.
O serviço expresso só está disponível até uma 1 hora antes do fecho para almoço ou no fim do dia. Poderá fazer o pedido quando o símbolo estiver Verde para a entrega expresso.
Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?
Quando estiver a fazer o seu pedido, indique em "Produtos e Devoluções" o número de garrafas a devolver, e o tipo de garrafa em “Marca/Produto".
As garrafas de gás, de qualquer marca, são designadas por “Leves” (com uma embalagem de plástico) ou de “Aço”. Basta selecionar uma destas opções.
Posso devolver uma garrafa de gás?
Sim. Pode devolver uma garrafa de gás, desde que não tenha iniciado o seu consumo e o selo não tenha sido violado, no prazo máximo de 14 dias. A devolução deverá ser feita pelo cliente, no estabelecimento do revendedor a quem adquiriu o produto, a expensas suas. Verificadas as condições, o Revendedor devolverá, ao cliente, o valor pago pelo produto.
Como posso efetuar o pagamento das garrafas de gás?
Poderá efetuar o pagamento das garrafas de gás no momento da entrega, em numerário ou Multibanco.
Posso cancelar uma encomenda feita na APP?
Sim. Poderá efetuar o cancelamento da mesma até ao momento em que seja feito o agendamento da entrega.
O que são os cartões de fidelização SATA IMAGINE?
Os cartões SATA IMAGINE permitem-no acumular milhas para viajar ou trocar por outros prémios, no âmbito do Programa Passageiro Frequente do Grupo SATA. Para mais informações consulte o regulamento, disponível no site da Azores Airlines.pt (https://www.azoresairlines.pt/pt-pt/imagine/regulamento)
Como posso começar a usar o meu cartão de fidelização SATA, na APP?
No menu principal da aplicação Sodigás Açores, em “Parcerias e Descontos”, pode adicionar o seu cartão SATA, indicando o primeiro e último nome e o número, tal como vem inscrito no respetivo cartão.
Quantos cartões de fidelização SATA posso associar ao meu perfil?
É possível associar até três cartões SATA IMAGINE por utilizador, mas só é possível utilizar um cartão por compra. Ao efetuar a compra o utilizador pode escolher qual o cartão onde quer receber as milhas bónus referentes à parceria.
É possível vários utilizadores terem, em simultâneo, o mesmo cartão de fidelização SATA associado na APP?
Não é possível associar o mesmo cartão SATA IMAGINE a mais do que um utilizador.
É seguro adicionar o meu cartão de fidelização SATA à APP Sodigás Açores?
Sim, é seguro. A Sodigás Açores estabeleceu um acordo de parceria com o Grupo SATA e todas as comunicações referentes à aplicação estão protegidas através de SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.
O que devo fazer se perder o cartão de fidelização SATA ou se me furtarem o telemóvel?
Deve contactar o Grupo SATA através do e-mail sata.imagine@sata.pt, para saber como deve proceder.
Quantas milhas recebo no meu cartão de fidelização SATA, na compra de uma garrafa de gás de 12 kg ou 13 kg?
Na compra de uma garrafa de gás de 12 kg ou 13 kg recebe 50 milhas SATA IMAGINE.
Quantas milhas recebo no meu cartão de fidelização SATA, na compra de uma garrafa de gás de 55 kg?
Na compra de uma garrafa de gás de 55 kg recebe 250 milhas SATA IMAGINE.
Quando serão carregadas as milhas no meu cartão SATA?
As milhas serão creditadas no cartão SATA no mês seguinte à data de realização do pagamento e da entrega da encomenda, após validação da SATA.
Onde está disponível a parceria SATA e Sodigás Açores?
O Programa Passageiro Frequente, no âmbito da parceria, está disponível nas ilhas Terceira e São Jorge exclusivo para os clientes Sodigás Açores.
O que são os cartões ACP?
O cartão de sócio ACP é um cartão atribuído pelo Automóvel Clube de Portugal que lhe permite usufruir de descontos junto dos parceiros ACP. Se tem um cartão de sócio ACP pode obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás, na Sodigás Açores, na loja, ao domicilio ou na App Sodigás Açores.
Como posso ter descontos na App com o meu cartão ACP?
Para obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás tem de começar por configurar o seu cartão ACP na área Parcerias e Descontos da App Sodigás Açores através do menu lateral da aplicação.
Quantos cartões ACP posso adicionar ao meu perfil?
Só é possível adicionar um cartão por utilizador e por compra.
É possível vários utilizadores terem, em simultâneo, o mesmo cartão ACP associado na APP?
Não é possível associar o mesmo cartão ACP a mais do que um utilizador.
É seguro adicionar o meu cartão ACP à App Sodigás Açores?
Sim, é seguro. A Rubis Gás estabeleceu um acordo de parceria com o ACP e todas as comunicações referentes à aplicação estão protegidas através de SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.
O que devo fazer se perder o cartão ACP ou se me furtarem o telemóvel?
Deve contactar o ACP através do seguinte n.º 215 915 915 (24H / 365 dias por ano - custo de chamada para a rede fixa nacional), para saber como deve proceder.
Após adicionar o cartão ACP como posso usufruir do desconto?
Depois de configurar o cartão, deve prosseguir para a compra e o desconto é automaticamente atribuído na página do pedido, após validação em sistema. Se não quiser usufruir do desconto basta desativar esta opção junto do pedido.
A oferta ACP é acumulável com outras campanhas em vigor?
A oferta não é acumulável com outras ofertas que possam estar em vigor. Caso exista mais do que um desconto disponível na App, prevalece o desconto de maior valor. Contudo, pode optar por selecionar o desconto que pretende usufruir.
Que descontos posso obter com o cartão ACP?
O sócio ACP dispõe de 4 descontos mensais. 2 descontos de 1 € nas garrafas de 12 e 13 kg e 2 descontos de 4 € nas garrafas de 55 kg.
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